Ecos da Vida Consciente

Ecos da Vida Consciente

Terça, 17 Dezembro 2013 11:08

Tabagismo

O tabagismo é responsável anualmente por mais de 5 milhões de mortes em todo o mundo e, a exposição passiva a fumaça de tabaco por mais de 600.000 mortes. Se as tendências atuais de consumo de tabaco persistirem, em 2030 serão mais de 8 milhões de mortes em todo o mundo.1
Na década de 80, o Brasil apresentou aumento no consumo de cigarros mas, a partir de 1986,  o Brasil começou a enfrentar essa epidemia e iniciou diversas ações que foram efetivas para a redução do número de fumantes. Uma delas foi o aumento dos preços dos cigarros e a exigência que os fabricantes passassem a exibir nos maços, imagens e frases de advertências sobre os malefícios causados por estes produtos.

Quarta, 30 Outubro 2013 12:02

O Consumo de Bebidas Alcoolicas

O consumo de bebidas alcoólicas é praticado desde os mais tempos mais remotos. Achados arqueológicas relacionam seu consumo a celebrações pagãs ou religiosas, em grupos ou individuais. Mas, foi a partir da organização das sociedades que seu consumo foi incorporado a padrões sociais aceitáveis. O álcool não é percebido no imaginário social como droga.

É inegável o que modernidade traz ! É só olhar o que tem acontecido nos últimos 150 anos!

Nesse tempo observamos inúmeros acontecimentos que mudaram nossa história.

Passamos a viver mais e melhor.

Imagine como era a vida de um rei poderoso que, apesar de todo dinheiro e poder, sucumbia a uma simples dor de dente ou de cabeça.

Podemos analisar o significado da alimentação sob cinco perspectivas:

1. é um direito de todo ser humano ter acesso a alimentos;

2. é através do alimento que obtemos saúde e, consequentemente a prevenção de muitas doenças;

3. o alimento tem significados socioculturais. A hora das refeições deveria ser quando as famílias deveriam se reunir para compartilhar experiências;

Segunda, 30 Setembro 2013 10:57

Água: Preservar Para Não Faltar

Não importa quem somos, onde estamos e o que fazemos, todos nós dependemos da água. Necessitamos dela todos os dias, de muitas maneiras. Precisamos dela para nos manter saudáveis, para cultivarmos nossos alimentos, para o transporte, a irrigação e a indústria. Precisamos dela para os animais e plantas, para mudar de cores e de estações. Tudo se relaciona com a água.

«InícioAnt12PróximoFim»
Página 1 de 2