Pontualmente as 7h40, as crianças ouvem uma canção indicativa de que as atividades do dia vão se iniciar. Assim, cada criança se dirige para sua turma, sozinha, ou com a professora.

 

A primeira atividade do dia se chama Conexão com o Coração: em que elas cantam mantras, fazem orações, trazem experiências da noite, do trajeto até a escola, ou de outras jornadas. É o momento no qual estabelecem contato com o Sagrado, e também manifestam tudo aquilo que elas queiram analisar. Muitos sentimentos e emoções se manifestam nesse instante. Em seguida, tomam a “aguinha de Luz” (elas colocam um copo com água em frente ao coração e entoam um mantra consagrando aquela água). Todo este processo tem o significado intrínseco de purificar, curar, de trazer bem-estar para elas. Assim se traz, de forma lúdica, alguns princípios do Suddha Dharma, respeitando o nível de desenvolvimento das crianças.

 

Após esse momento todos se dirigem para a Roda Viva, que é uma ciranda onde a socialização e também questões corporais (o movimento do corpo), são trabalhados. Acreditamos e compreendemos que todas as vivências de uma criança, começam no seu corpo físico. O movimento que é estabelecido vai ajudar no desenvolvimento de seu corpo mental, emocional e espiritual. O corpo físico é trabalhado e movimentado nesta ciranda.

 

Após a ciranda elas se dirigem à mesa coletiva e inicia-se a Tarefa do Dia. A cada dia são propostas tarefas que as levam a ver o mundo através dos desenhos; a revelar sentimentos através da colagem, reciclagem, musicalidade; a ampliar a aprendizagem a partir da curiosidade, da contação de histórias vivas, nascidas da experiência do educando e do facilitador; a participar das atividades da horta, do galinheiro, do jardim e dos cuidados com os animais, para se sentir parte do meio ambiente e conhecer melhor os reinos mineral, vegetal, animal e humano. Há também momento de introspecção e meditação no Deus de cada um (EU SOU), e troa de energia através das mãos, advinda do coração, no momento da cura prânica. As disciplinas são trabalhadas a partir de todas as atividades e experiências citadas. 

 

Às 9 horas é servido o lanche e logo após continuam-se as atividades até às 11:30 horas, quando é oferecido o almoço. Logo após as crianças descansam até o momento de voltarem para casa. Antes de cada refeição é feita a consagração do alimento.

 

Brincar Livremente: esta é a atividade mais importante da criança. É onde ela pode se expressar, se conhecer e conhecer o outro aprendendo a respeitar seus limites e os limites do outro também.

 

Durante todo o dia prima-se por estimular o comprometimento com a organização, a limpeza dos objetos pessoais e coletivos como também dos espaços utilizados, respeitando a capacidade de cada criança, fazendo-as evoluir nesse aspecto e levarem para casa um novo funcionamento. Um exemplo disso é que elas, ao chegarem à escola, já tomam a iniciativa de tirar suas sandálias e guardá-las no local adequado.

 

É desta forma que a Escola da Síntese – Experimento Educacional Pedagógico Curtindo o Coração, Aprendendo a Viver, trabalha para implantar no mundo o conhecimento e a certeza de que somente o “Servivente” é capaz de sintetizar seus conhecimentos em atitudes harmonizadas com o Divino, dentro de seus corações, transformando o mundo em que vive, em um lugar de verdadeira paz, companheirismo e amor.

Please publish modules in offcanvas position.

Free Joomla templates by L.THEME