Educar para a Vida - Cartilha para um novo mundo

Na intenção de colaborar, organizamos uma relação de itens com registro de algumas atitudes que, se real e permanentemente praticadas, produzirão efeitos benéficos às pessoas e ao mundo. Leia e participe ‘efetivamente’ deste movimento , para que as nossas tentativas saiam do campo das intenções e tornem-se práticas reais e permanentes , de maneira que sejam individuais e coletivas, restritas mas amplas, particulares mas socializadas. A natureza te convida e agradece.

1. Cozinhe o máximo possível, dispense as comidas prontas. É mais fresco e mais barato. Envolva as crianças em atividades na cozinha e na escolha do lanche: elas vão aprender a optar por itens mais saudáveis para si e para o planeta. Plante uma pequena horta em casa (nem que seja em vasos) e estimule seus filhos a cuidar dela e observar as plantas crescerem.

2.Prefira produtos orgânicas. Cultivados sem agrotóxicos ,contaminam menos o meio ambiente .Ensine as crianças a ler e decodificar o rotulo dos produtos e a evitar alimentos com ingredientes transgênicos , excesso de corantes e outras substâncias químicas .Evite comprar comida em embalagens de isopor, pois demoram a se decompor e, ao serem quebradas, prejudicam a camada de ozônio. Compre o que vai consumir na semana , o excesso pode se estragar, gerando mais lixo, desperdício de dinheiro e matéria prima.

3. Prefira embalagem retornável, ou com refil. Leve a sacola de pano, à feira ou ao supermercado. .Dispense as embalagens plásticas ,pois elas demoram 100 anos para se decompor. Pense antes de trocar o celular, o computador, adquirir roupas ou sapatos novos. Sempre que possível opte por reformas. Ensine a garotada a evitar as compras por impulso.

4. Ensine a criança a usar , sempre que possível, os dois lados das folhas de papel. Se precisar de xerox, faça frente e verso. Não imprima e-mail ou coisas desnecessárias. Crianças não nascem sabendo que madeiras e papel vem de árvores. O material escolar deve ser usado até o fim, não precisa comprar tudo novo a cada ano letivo. Recicle os cartuchos da impressora. Prefira produtos feitos com material reciclado.

5. Compre menos, use e recicle ao máximo e incentive seus filhos a doar roupas, livros, brinquedos e tudo que não utilizam. Você já pensou que tem gente que precisa de armações de óculos?
SEPARE SEMPRE os diferentes tipos de lixo produzidos na sua casa e organize-os.

6.Ensine as crianças a desligar a tv, o computador, o carregador de celular e as luzes quando não estiverem sendo usadas. Tire tudo da tomada. Procure usar pilhas recarregáveis, além de economizar dinheiro, você não contaminará o meio ambiente com os resíduos que produz.

7. Mostre às crianças que devemos fechar a torneira quando escovamos os dentes, lavamos louça ou tomamos banho. Explique aos pequenos que, se jogarmos papel ou outros detritos na privada, gastamos muito mais água para mandá-los embora.

8. Ande mais a pé e de bicicleta com as crianças. Monte grupos de carona para ir à escola. Fuja dos copos plásticos e descartáveis em geral. Os pequenos seguiram seu exemplo.

9. Ensine seus filhos a amar o planeta como eles amam você.

Para refletir....

« Deus repousa nas rochas, cresce nas plantas , anda nos animais, pensa nos homens e ama nos anjos. Portanto, respeite as rochas como se fossem plantas .Às plantas como se fossem animais. Os animais, como se fossem homens. E aos homens como se fossem anjos»

Inscrição rupreste - TIBET-3000 anos A.C